Mais sobre a ITÁLIA

Com uma história de mais de 2 mil anos, da qual faz parte um dos períodos que definem a linha do tempo ocidental, o Império Romano, a Itália disponibiliza a seus visitantes cerca de 100 mil monumentos que ajudam a dar uma visão melhor desse legado. De norte ao sul, de uma ponta a outra dessa tão amada “bota” não faltam catedrais, palácios, fortalezas, lindas paisagens, importantíssimos sítios arqueológicos e incontáveis  belas obras de arte. Um verdadeiro festival de encantos que, como os deliciosos vinhos da terra, está pronto para ser degustado em abundância como a tradição italiana manda. As refeições aqui podem ter até seis etapas, e aos poucos, no mais perfeito estilo slow food. Em poucos lugares do mundo pode-se apreciar tamanha diversidade e apuro no preparo do que em Bolonha, capital da Emilia-Romagna ( clássico molho a bolonhesa, ragù bolognese). Como se tamanha generosidade de história, cultura e gastronomia não fossem suficientes, a Itália é um país de infinitas e belíssimas paisagens, e possui uma eclética gama de variações turísticas. Entre elas: relaxar em charmosos vilarejos, esquiar sobre a neve dos Alpes, tomar sol dependurado em casinhas típicas sobre o mar na Costa Amalfitana… Ou então ver de perto maravilhosas cidades que são espetáculos arquitetônicos como Veneza, Florença e Roma. Completamente distintas entre si, elas são o símbolo de um país histórico, porém razoavelmente jovem, com apenas 150 anos de idade. Antes disso, era um país fragmentado em reinos e repúblicas, uma divisão até hoje sentida nos dialetos, cozinha (pasta, polenta ou arroz?) e debates econômicos.

A Itália é uma encantadora terra para todos gostos e sonhos, uma imensidão de belos lugares para se apreciar como povoados da Sicilia, cosmopolita Milão, a portuária Gênova ou a romântica San Gimignano. De bicicleta pelos campos da Toscana, de barco ao longo de seu belo litoral ou a bordo de um possante esportivo empurrado por um V12, curta as grandes e pequenas atrações, vale a pena viver intensamente país maravilhoso.

COMO CHEGAR

A TAM tem voos diários diretos para Milão. Já a Alitalia voa da capital paulista para Milão e Roma, todos os dias. Com conexões em outras capitais europeias, é possível voar até a Itália pela KLM, Air France , TAP, Iberia e Lufthansa.

Se já estiver na Europa, todas as grandes companhias europeias possuem serviços que servem cidades como Roma, Nápoles, Gênova, Milão, Turim, Veneza e Florença. Companhias de baixo custo, como a EasyJet (www.easyjet.com) e a Ryan Air (www.ryanair.com), possuem alguns voos bastante convenientes.

Você também pode chegar à Itália via terrestre, de trem, ônibus ou carro, vindo dos países vizinhos. Estes são excelentes passeios combinados. Pense por exemplo em chegar à Bota através da Côte d’Azur e suas charmosas cidadezinhas mediterrâneas. Se gosta de paisagens dramáticas, por entre vales e picos nevados, pense em atravessar os Alpes por França, Suíça ou Áustria. E se quiser um pouco dos dois, montanhas e mar, passe antes pelas magníficas vistas de Croácia e Eslovênia, à leste.

COMO CIRCULAR

Ferroviário

A forma mais comum de circular pela Itália é de trens. O serviços são frequentes e pontuais, as estações são bem equipadas com acesso às principais cidades turísticas do país.
Os trens expressos de longa distância (trens de alta velocidade) incluem passagens de várias classes e permitem deslocações rápidas e direitas para o centro das maiores cidades. Oferecem numerosos serviços on board como wi-fi, restaurante, assistência aos deficientes, acompanhador para criança, transporte de animais e bicicletas.
A rede ferroviária se estende a mais de 15 mil quilômetros e cobrindo uniformemente por todo o país, permitindo-lhe chegar rapidamente em todos os cantos da Península.

Rodoviário

Na Itália, também é recomendável alugar um carro para chegar aos lugares onde o trem não vai ou quando há locais para se parar e apreciar por exemplo na Toscana, existem cidades, vilarejo ou fábrica perdida no meio da paisagem que merecem uma parada.
As estradas normalmente são ótimas e bem sinalizadas principalmente as do norte do país. Na Sicília e no sul as estradas são menos conservadas mas nada que impossibilite sua viagem. Os estacionamentos normalmente são em áreas municipais, sendo necessário averiguar para cada estacionamento a forma de se realizar o pagamento. Os estacionamentos em algumas ruas, podem ser sujeitos a cobrança.
Em ônibus os valores dos tíquetes não são altos, mas há veículos com limitação de bagagem, principalmente nas viagens mais curtas.

Onde comer

Nem todos os países possui uma gastronomia tão importante como a Itália. Pizzas magníficas, polentas e pastas com molhos extremamente saborosos a além de tudo a culinária local feita com ingredientes como cogumelos, castanhas, queijos e carnes de cada região em questão. Os vinhos da Itália também são muito típicos na cultura dessa terra de tanto sabor.
Normalmente se encontram quiosques que vendem deliciosos sanduíches (como muffulettas ou paninis recheados com prosciutto, mozzarella, tomate e manjericão) trattorias e osterias oferecem pratos bem servidos, com um valor bem acessível. As refeições mais completas são elaboradas em um padrão típico italiano com a entrada (antipasto), prato principal e normalmente vinho.
Para um lanchinho na tarde, cafés são uma ótima opção, composto de diversas formas de preparo: curto, longo, ristretto, capuchino, corretto, etc.

Onde ficar

É possível encontrar na Itália todo tipo de hospedagem. As classificação com estrelas são como no Brasil.
Os estabelecimentos de um a três estrelas muitas vezes são administrados por famílias, em aconchegantes quartos ou em simples locais.
Os de quatro e cinco estrelas são hotéis de grandes redes internacionais.
Bed and Breakfast também é uma forma de hospedagem bem utilizada na Itália onde o proprietário da casa recebe os hóspedes apresentando-lhes seus quartos com um atendimento cortês, o café da manhã esta incluso.

Compras

A Itália possui alguns dos melhores centros de compras do mundo. Artigos de design, grifes famosas de roupas, acessórios e joalheria, culinária tentadora, perfumes e artigos infantis são algumas sugestões de compras na Itália. Boa parte das lojas abre das 9h30/13h e 15h30/20h, algumas fecham às segundas, mas isso não é uma regra. Feiras na rua fecham na hora do almoço.

Para visitar o site oficial do turismo em Itália clique aqui!